Compartilhando Conhecimentos

Este blog tem por objetivo, compartilhar a minha jornada na Uneb principalmente no que diz respeito à disciplina de Prática Pedagógica I.

sábado, 29 de outubro de 2011

Trabalho Apresentado no Seminário Interdiscilplinar de Pesquisa II

Por que é importante utilizar o PCNLP como base nas práticas de ensino de língua?

Resenhistas:
Maria Aparecida Dourado
Taís Fernandes
Valquíria Oliveira                    

Professora Orientadora:
Kátia Cristina Novaes Leite

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa é um documento produzido pelo MEC, a partir da consultoria de vários educadores, norteador do ensino de língua materna desde as series iniciais do ensino fundamental até o Ensino Médio.

Este documento traz uma nova perspectiva de ensino e auxilia o professor a definir as linhas gerais de ação no campo de ensino aprendizagem. Vale salientar que o PCNLP não deve ser considerado como uma norma com efeito indiscutível, ele apenas orienta e direciona o trabalho com a língua portuguesa e é com essa perspectiva que o documento está organizado de modo a servir de referência, de fonte de consulta e de objeto para reflexão e debate.

Portanto, ao ser utilizado como suporte para orientar as praticas de ensino de língua materna o PCNLP pode contribuir bastante para melhorar a qualidade da educação, proporcionando ao aluno a expansão de variadas possibilidades do uso da linguagem, bem como sua utilização.

Embora a escola hoje tenha sofrido grandes mudanças no ensino comparado com a escola de antigamente, ela ainda precisa quebrar a impressão de que a língua portuguesa só deve ser trabalhada sob o aspecto tradicional, valorizando as regras gramaticais e concordando com o paradigma de que só há uma única forma “certa” de falar ou de que a escrita é o espelho da fala, pois as variedades existem e devem ser vista como uma forma diferente e não errada de falar, devendo ser respeitada e considerada.
Segundo Laura Monte Serrat Barbosa,

“no primeiro ciclo do ensino fundamental, o ensino-aprendizagem da linguagem deve partir da vivência dos alunos e alunas, do repertório lingüístico que possuem, da cultura que carregam em sua experiência de vida e das varias utilidades que podem fazer desse instrumento, para que se apropriem paulatinamente do mesmo, aprendendo a formular hipóteses e constante testá-las, confirmá-las, rejeitá-las e aperfeiçoá-las.”

Logo o professor não é mais visto como o dono do saber, ele deve considerar os conhecimentos prévios do aluno para só então direcioná-los a favor do objeto de estudo a ser trabalhado. Porém incorporar o PCNLP no dia a dia na sala de aula nem sempre é uma tarefa fácil, porque é necessário que haja uma interação harmônica entre professor e aluno.

É muito comum ouvir dos professores de Língua Portuguesa, a respeito do problema com a indisciplina e o desinteresse dos alunos para a leitura, a produção de texto e às atividades extraclasses.  Com essa infeliz realidade, nota-se a necessidade de se inovar a pratica do ensino de língua. Por que enquanto a sala de aula, não for um lugar atrativo para as crianças e adolescentes, eles dificilmente mostrarão um bom desempenho na sua aprendizagem e conseqüentemente não farão a cidadania acontecer como esperamos.

Por isso, cabe ao professor a responsabilidade de resgatar o interesse destes alunos, incorporando na sua pratica uma metodologia que se aproxime mais da realidade do aluno. Nessa perspectiva o PCNLP torna-se um importante documento para ser utilizado como suporte teórico para orientar o professor nas praticas de ensino de língua. É importante ressaltar que o PCN não é lei e sim documento que leva a reflexão de práticas.

O trabalho com a língua portuguesa, sob a ótica do PCNLP, visa desenvolver no aluno uma postura critica frente à linguagem e suas diversas formas de uso, seja ela oral, escrito ou visual. Essa proposta educativa é apresentada mostrando as vantagens em se direcionar o trabalho em sala de aula, de acordo com o ponto de vista teórico dos gêneros textuais, pois esta é uma importante ferramenta para a construção de conhecimentos relativos às manifestações reais da linguagem em nossas relações sociais.

O PCNLP vai dividir em dois eixos básicos os conteúdos a serem trabalhados em língua portuguesa. O eixo 1 defende o uso da língua oral e escrita e o eixo 2 defende a reflexão sobre a língua e a linguagem. Essa proposta visa permitir a expansão das possibilidades do uso da linguagem, relacionadas às quatro habilidades básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Embora o PCNLP discuta as teorias do gênero textual e a importância dessa teoria para o ensino aprendizagem, são encontrados nesse documento alguns equívocos em relação às noções de gêneros textuais e tipos textuais. Pois se trata de duas vertentes distintas, sendo o gênero relacionado às cartas, aos contos e romances. E os tipos relacionados à narração, descrição, dentre outros.

Mesmo com todos os problemas e questionamentos levantados sobre o PCNLP, ele ainda é um forte instrumento pra equilibrar o sistema educacional brasileiro, visto que ele busca qualificar e melhorar as pratica de ensino. Por isso é relevante que o professor de língua tome este por base de seu projeto de ensino buscando inserir logicamente sua autonomia para usá-lo conforme for pertinente no seu trabalho no dia-a-dia.

Referencias Bibliográficas

PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Língua Portuguesa/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. -- 3. Ed.- Brasília: A secretaria. 2001.
BARBOSA, Laura Monte Serrat. PCN: parâmetros curriculares nacionais, v.1: conversa com educadores: uma reflexão sobre os parâmetros curriculares nacionais. – Curitiba: Bella Escola, 2002.
LOVATO, Cristina dos Santos. Gêneros textuais e ensino: uma leitura dos PCNS de Língua Portuguesa do ensino fundamental.


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