Compartilhando Conhecimentos

Este blog tem por objetivo, compartilhar a minha jornada na Uneb principalmente no que diz respeito à disciplina de Prática Pedagógica I.

Meu Querido Professor

Reservei este espaço para homenagear e contar a trajetória acadêmica da minha professora da 1ª série do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Marcíonilio Rosa. Pois considero- a uma mulher muito guerreira e dedicada na sua profissão, visto que as condições da escola onde trabalhou e onde eu estudei não ofereciam grandes chances de crescimento, porém sua luta e sua garra não diaminuiram diante das adversidades e conseguiu passar seu conhecimento e fazer que os alunos aprendessem, mesmo com a falta de recusros da escola e  da sua pessima infra-estrura. Lembro que na época não era fácil, imagine trabalhar ou estudar numa escola que no perído de chuvas ficava quase toda alagada , devido os  vazamentos e goteiras  que a chuva proporcionava? Porém graças a Deus mudanças ocorreram e hoje esta escola é totalmente diferente e com a ajuda desta professora  o nível de ensino e a infra-estrutura mudou muito e para melhor.
Olhando pelo lado pessoal esta professora contribuiu muito para a minha formação inicial pois me ensinou a ler e isto concerteza é a base da vida de qualquer ser humano e cidadão nos dias atuais. Mostrou com sua postura  que só com muito trabalho e dedicação a educação pode transformar  a realidade da sodiedade, afetando o social, moral, ético e cultural de um povo.
 

 Joelma Portugal Silva 



Natural de Conceição do Jacuípe, ela estudou aos 5 anos de idade na escola " Descanso da Mamãe", onde começou a decodificar as primeiras letras. Filha única, logo teve que mudar de cidade, já que sua mãe viera a falecer.
Junto com seu pai foi morar na cidade de Cruz das Almas, onde foi submetida a um teste , o qual lhe daria a oportunidade de ser matriculada na escola Clemente Mariani na 1ª série do ensino fundamental.
Feito o teste, veio lhe a notícia de que estava apta a cursar a 2ª série do então 1° grau. Naquele momento viveu entre altos e baixos, passando pelas mãos de diversas madrastras, porém sempre teve o apoio do pai este que lhe ensinou a ter respeito e dignidade dentre tantos outros valores.
Começou o ginásio, atual ensino fundamental II , em Cruz das Almas, mas antes de iniciar a sétima série , se mudou para Conceição do Jacuípe, onde estudou até concluir o magistério em 1990. 
Desde os 13 anos começou a se envolver com a educação. Seu primeiro trabalho foi como ajudante de professora em uma classe de educação infantil numa escola particular. Não permaneceu por muito tempo, pois não concordava com as injustiças perante as classes sociais que resultavam em tratamento diferenciado dos alunos. Questionava em relação a isso e não demorou muito para que fosse demitida.
Aos 16 anos atarefada entre o estágio, o namoro, o trabalho e o voluntariado, já percebia a identificação pela área educacional. Mudou-se então para Irecê.
Em 1997, juntamente com a grande trasformação educacional vivida no município de Irecê e em todo o Brasil com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases (LDB), veio o concurso público para professores da rede municipal de educação. O resultado foi satisfatório porém a realidade dava-lhe uma sensação de responsabilidade  para com a formação de muitos indivíduos. 

Com bom desempenho na rede pública participou de uma nova  seleção em 2001, para entrar no quadro de cooperados prestadores de serviços da maior Cooperativa de Ensino da Bahia, a COPERIL, na qual trabalhou em uma classe de alfabetização.
Em 2002 ingressou no Curso de  Pedagogia pela Unidade de Ensino Superior da Bahia],  a UESSBA, na qual cursou dois semestres. Logo após veio o Curso de Pedagogia pela UFBA, oferecido especificamente  para professores da rede municipal de ensino, no qual continuou construindo sua história acadêmica.
Ingressou na Educação de Irecê, em um período de mudanças.Mudanças para o povo em geral, pois a partir daquele período, começava um novo rumo nas escolas, emergindo com a proposta arrojada do prefeito da época, com a implantação da nova LDB e a posterior implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério ( FUNDEF). Com a chegada da Avante, uma empresa de consultoria educacional e com ela as capacitações para os professores da rede municipal, que naquele momento estavam urgindo por práticas pedagógicas modernas, diferenciadas, novas metodologias e novas concepções de ensino e aprendizagem.
Enfim traz consigo uma luta constante pela superação. Às vezes com a frustração de não ter conseguido tanto, outras vezes, ao analisar o caminho percorrido, tem a alegria de poder perceber grandes avanços. Mas sente a necessidade de mudança  procurando sempre ser eficaz e tendo como meta fazer bem feito o que se compromete a fazer. 

Seu objetivo maior é continuar construindo conhecimento, buscando a cada dia, enseri-los em dua prática pedagógica. Talvéz seu desejo de ser professora hoje se confunda com o de ser aprendiz...


Currículo Profissional: 
  • Formada em Pedagogia pela UFBA;
  • Pós Graduada em Gestão Escolar pela UFBA;
  • Concluindo uma Pós em Currículo Escolar pela UFBA;
  • Iniciando uma Pós em Coordenação Escolar pela UFBA.
Referências Profissionais: (13 anos de carreira)
  •   8 Anos como Professora da 1ª Série na Escola Municipal Marcíonilio Rosa;
  • 3 Anos como Vice- Diretora na Escola Municipal Marcíonilio Rosa;
  • 1 Ano como Vice- Diretora na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida;
  • 6 Anos como Professora da Alfabetização na COPERIL;
  • 3,5 Anos como Professora da 1ª Série Fundação Bradesco;
  • 2 Anos como Coordenadora da Escola Parque Municipal Ineny Nunes Dourado.
Entrevista com o Mestre:
  1. Nome completo, idade e tempo de ensino?
  2. O que é ser um professor? Um dom, uma vocação ou uma profissão?
  3. O que é preciso saber para ser um bom educador na atualidade?
  4. Quais são as principais dificuldades na profissão que o professor enfrenta?
  5. Na sua opinião como se define o ensino público? Regular, bom ou excelente?
  6. Você acha   que o ensino público prepara o aluno pra o vestibular?
  7. Quais são as principais diferenças entre o ensino público e o privado?
  8. Qual a importância da leitura para o ser humano?
  9. Você vê a educação como principal fonte de esperança para um país melhor e mais justo?
  10. Qual o papel moral que o professor exerce na sociedade? 
  11. Que conselhos você daria para os iniciantes na área de educação? 
Respostas:
  1. Joelma Portugal Silva, 36 anos de idade e com 13 anos que trabalha fixo na área educacional. 
  2. É uma profissão, quando feita com prazer  pode ser considerada um dom   e quando você se encanta talvéz você passe a acreditar que é uma vocação.
  3. É preciso acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo, estar aberto a novas práticas que consigam despertar  no aluno o gosto pelo estudo e por estar na escola.
  4. Lidar com a perda de valores da sociedade, valores que vêm se perdendo nas familias atuais que trasmitem a responsabilidade para a escola. E muitas vezes é o professor que tem que fazer o papel de mãe, pai, amigo, psicólogo e terâpeuta, enfim papéis que não são de sua função e que o sobrecarrega.
  5. As políticas públicas educacionais têm provocado a busca por melhorias no ensino público, no entanto existem lacunas e dificuldades que precisam ser sanadas, existem ainda divergências de isntituição para instituiição públicas. Varios fatores influênciam na qualidade de ensino, o comprometimento daqueles que fazem a educação, a prioridade que os governantes lhe dão, entre outros.
  6. É necessário muito investimento e muitas mudanças e os vestibular precisa se adequar a realidade da escola pública.
  7. A diferença está na organização do espaço, na estrutura física, na disponibilidade de recursos e na capacitação dos profisssionais.
  8. É tudo. Ela abre oportunidades, instrui, trás novos conhecimentos, reflete consideravelmente na formação so ser.
  9. Sim,  pois a educação permite-se  ser crítico, ter conhecimento, refletir sobre a sociedade na qual está inserido e transformá-la.
  10. O professor atualmente não é o dono do saber ele busca construir o conhecimento junto com o aluno e o vê como parte de um contexto considerando os aspectos sociais, morais e afetivos.
  11. A profissão precisa de muitas melhorias, muita coisa precisa ser vista, é preciso que quem está iniciando na profissão se enconte, tenha certeza se que é a escolha certa e para isso é preciso a experimentação, se você não se permitir como terá histórias para contar? 
Foto que registra o período em que estudei com a pró- Joelma:






Nenhum comentário:

Postar um comentário