Compartilhando Conhecimentos

Este blog tem por objetivo, compartilhar a minha jornada na Uneb principalmente no que diz respeito à disciplina de Prática Pedagógica I.

Minha Formação Acadêmica

Na primeira tentativa de vestibular para o curso de letras na UNEB foi satisfatória passei na 6ª colocação, foi uma alegria, pois não pensava que poderia passar,  achei a prova um pouco difícil, mas graças a Deus consegui. Em casa foi mais alegria ainda, quando um filho passa no vestibular acredito que os pais ficam mais alegres do que os proprios filhos e lá em casa não foi diferente.
Estar fazendo este curso pra mim nesta fase da minha vida é muito estimulante, pois quando conclui o 2° grau fiquei um pouco sem chão sem saber o que fazer, me sentia inútil, sozinha, devido a maioria dos meus amigos terem ido estudar em outra cidade, porque querendo ou não a escola é um ponto de encontro e lugar onde  fazemos  amizades e preservamo-as pela convivência. Então eu precisava ocupar a minha cabeça com algo positivo e voltar a estudar me trouxe de volta o animo e auto-estima.
Meu primeiro dia de aula se resume neste conto que escrevi em relação aos acontecimentos comicos e da minha primeira impressão da universidade:
Ansiedade
"Disse aos mue pais e amigos que só iria para a faculdade na segunda-feira, porque ia haver eleições, porque o primeiro dia de aula sempre havia pegadinhas, porque no primeiro dia de aula geralmente só tem apresentação de turma.
Usei todos os argumentos possíveis para justificar e prolongar por mais três dias meus últimos mmentos de liberdade. Olhando de fora parece um pouco de exagero, mas na verdade estava passando por uma explosão de sentimentos, sendo-os uma mistura de ansiedade, expectativa, medo e angústia.
Afinal estav chegando a hora de começar a fazer algo que realmente iria mudar minha vida, pelo menos, pelos próximos quatro anos. É ela que vai controlar meu tempo, meus pensamentos, meu dinheiro, é que vai determinar o dia e a hora que verei meus amigos, é ela que vai escolher os livros que lerei. É se deixar dominar por algo ainda tão estranho não é muito fácil. 
Segunda-feira, doze horas e quarenta e cinco minutos da tarde. Lá estava eu, chegando no ponto de ônibus indicado. Já havia um ônibus estacionado porém não havia ningém, nem motorista, nem cobrador, muito menos algum estudante de caderno na mão.
Começei a me perguntar: Será este o ônibus que procuro? Será que é este mesmo o ponto correto? Onde estaria o motorista? Eus estaria fazendo papel de boba aqui do lado de fora de um
ônibus que não havia ninguém?
Um milhão de coisas passaram pela minha cabeça enquanto estaav ali parada. De fato esperar por algo que não se sabe ao certo se é ao certo o que se está esperando é terrível e constrangedor.
Derrepesnte um motoboy que stava do outro lado da rua grita:
-Ei , o motorista está na sorveteria aqui ao lado!
Nossa estav tão na cara assim o meu pânico? Se estava ou não aquele rapaz me tranquilizou e na mesma hora chega uma mulher para do meu lado e diz:- Você é do curso de letras? Eu também sou, perdi na matéria no semestre passadoe agora vou ter que repor, vamos estudar juntas, meu nome é Maria.
Engraçado para ela parecia tão natural, tão comum, me senti uam tola, fazendo aquele drama.Respondi ao que me perguntava com o mesmo ar de naturalidade. Se para ela era fácil para mim também tinah que ser, pelo menos foi o que eu demonstrei.
Resolvi não perguntar muita coisa , para não parecer que eu não sabia nada ou quase nada da faculdade. Então deixei que ela falasse. E ai meu Deus como ela falava, passou o percursso todo falando, falando, eu não escutava nada porém fazia aquela cara de quem compreendia tudo. Enquanto o pensamento estava longe, curioso. Chegamos!
Se estudararíamos juntas concerteza seria na mesma sala então colei nela, onde ela ia eu ia também, entramos numa sala, haviam algumas pessoas, mulheres e homens porém mais mulheres do que homens. Mulheres mais velhas, outras casadas então me perguntei: Será que eu me enturmaria no meio delas? Será que eu seria amiga de alguma delas, pelos próximos quatro anos?
Sentei numa carteira no fundo da sala ao lado da mulher faladeira, que ainda não tinha parado de falar, anquento eu analisava as carteiras organizadas em forma de "U", as janelas enormes, a claridade que elas proporcionava à sala, o ar condicionado, a mesinha pequena do professor, o suporte do datashow.
Enfim tantas coisas novas eu estava descobrindo, fiquei imaginando como seriam as apresentações de trabalhos, os livros de literatura, as leituras, os professores, as discursões, tudo que estava prestes a começar e eu tava ali disposta a passar por tudo aquilo com toda boa vontade do mundo.
Naquele momento nenhum medo mais existia em mim. Silêncio...... A aula já iria começar!"

Refletindo pelo lado prático o ensino superior baseia seu ensino sob a perspectiva científica e investigativa. Por isso é proposta muita leitura, pesquisa, reflexão e discursões sobre os contéudos aplicados.
A prática pedagógica do curso avalia o discente a partir de seu caráter discursivo analítico e sua postura oral e escrita.
O primeiro evento que o primeiro semestre participou  foi o Sarau de abertura do curso de extensão. Segue aqui as fotos que registram esse evento e a turma: