Compartilhando Conhecimentos

Este blog tem por objetivo, compartilhar a minha jornada na Uneb principalmente no que diz respeito à disciplina de Prática Pedagógica I.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Qual seria a Prática Pedagógica Mais Eficiente no Ensino de Leitura e Literatura?

A Literatura, como toda arte, é a expressão do próprio homem. É o espaço da criação, da liberdade de pensar, retirando a criatura da escravidão de pensamentos da passividade própria de uma sociedade dominadora. Com ela desenvolve-se a criatividade humana, levando o individuo a refletir sobre a si mesmo e a sociedade.
O trabalho da Língua Portuguesa com a literatura deve ser desprendido de conceitos prontos e determinado por uma classe social especifica. Ela precisa ser encarada como fenômeno artístico que traz consigo valores, crenças, ideias e pontos de vista de seus autores. E por isso, este estudo deveria ser de caráter critico e analítico, buscando fazer relação com o nosso contexto atual de forma que os alunos compreendam que a literatura exerce um dialogo permanente com a sociedade em geral.
O texto literário possui uma linguagem artisticamente trabalhada, e por isso os alunos em geral sentem certa dificuldade em interpretar seu vocabulário e supostamente entender seu sentido gerando certo afastamento e desinteresse dos alunos com a leitura do mesmo. O que o professor poderia fazer é tentar mudar o padrão de leitura comum e investir em metodologias mais criativas utilizando ferramentas extras que se relacionam com o texto literário, como a música e o teatro.
Enfim tanto o ensino da leitura quanto da literatura exige que o professor desenvolva uma prática que aproxime o aluno da sua realidade. De forma que ele passe a entender e a refletir criticamente a respeito da leitura e da literatura e de seus benefícios para uma vida melhor.

Discente: Taís Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário